sexta-feira, 15 de maio de 2015

Leia o conto - A voz



A voz

Salmos 29:4 - A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade.
Apocalipse 14:2 - E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão; e ouvi uma voz de harpistas, que tocavam com as suas harpas.
Apocalipse 19:6 - E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.

...
Acorde!
Está na hora de acordar.
Acorde!
Gelson abre os olhos e esquece a ordem como quem se esqueceu de um sonho. No banheiro, ainda sonolento, antes que ligue o chuveiro, ele ouve:
Acordou? Agora entra no banho e vai à luz, porque a iluminação te espera.
No primeiro momento, foi um susto. Mas por dentro ele sente uma sensação de poder, tranquilizando seu corpo com o cunho gutural e imponente do som da voz.
Quem é? Gelson pergunta, mesmo se sentindo muito bem. O que não vemos, mesmo quando o sentimento é bom, muitas vezes é desconfortável.
Eu sou a luz, as trevas, o estreito e o espaçoso. Sou quem te guiará para fora e sempre adiante, abrindo todos os espaços. Vamos. Faça a barba. Tome um banho. Vista seu melhor terno. Diz a voz.
Deus? – questiona Gelson.
Somos todos deuses. Parte dele. Inclusive eu. E você é minha parte física – a voz o esclarece.
Outras vozes, mais inconscientes, suplicavam para que ele não obedecesse ao chamado. Outra parte, porém, que comanda a ânsia e o desejo, fez-lhe seguir a voz ilustre. Na rua, a voz continua:
Hoje você não vai ao trabalho. O seu trabalho maior é com a humanidade. Olhe as pessoas nas ruas. Todas com caras sérias e sem alegria, sem sentido para ter cara. Você precisa mostrar-lhes o caminho.
Que caminho?
O caminho que mudará o mundo, o caminho que foi escrito desde o início dos tempos e que, por outro, já foi desistido de levá-los.
Que outro?
Outro. O outro criado por vocês homens. E que, de tanto pronunciado, hoje se diz construtor do universo e minha imagem e semelhança. Ou sua imagem e semelhança. Outro que se diz pai dos homens, mas o purga da liberdade. Veja: os miseráveis implorando por uma miséria menos dolorosa. Os ricos sozinhos escondendo-se para comer da maçã que Eva sagrou. Hoje, os homens, minha paixão, os homens construtores dos melhores desejos e obras, os homens donos da vontade de dominar o mundo, vão em pleno vapor para a autodestruição. E você, Gelson, você é quem mudará essa realidade. Trazendo de volta a liberdade, o amor, a verdadeira fé e a verdadeira sociedade. Destruindo e reconstruindo. Mesmo que sem você.
Gelson caminha debaixo do sol. De terno e calado. Ouvindo a voz gritar dentro de si.
Você é o demônio. Afirma Gelson.
Não. Não existe Deus nem demônios. Existem deuses e demônios. Existe vida. Depois dela, não há nada, senão solidão e arrependimentos. É em vida que se tem que construir o vale onde bestas, anjos, ateus, todos seguem uma só fé. A fé da igualdade. E em vida isso acontecerá, só os escolhidos, e que têm fé, continuaram. Mesmo que sem você.
Por que sem eu?
Porque, Gelson, a fé é para os fortes, mesmo que pareçam fracos. E você é forte, mas por dentro é fraco. Você não tinha fé, mas, ouvindo a minha voz, terá. E agora, com a minha voz e o dom de mudar isso: Vá! Reconstrua. – ordena a voz para Gelson. 
Quando ele está passando em frente a uma igreja, a voz ordena: entre!
O pastor grita: Deus está de olho em todos os pecadores, e quem prefere o caminho espaçoso e fácil, irá parar no inferno.
Ele não sabe de nada. Afirma a voz, que ordena: repita-me.
Gelson, ainda calado, levanta-se.
Vamos, grite, dê um grito e chame a atenção para você, depois me repita.
Com a voz em tom de desespero, Gelson grita. Todos param e o olham. O pastor diz: é Deus se manifestando nele. Gelson ouve a voz e retruca o pastor.
NÃO! Foi o demônio que vi se manifestando em ti. Ele aponta para o pastor. Todos presentes entram em colapso. Gelson continua: sim, o demônio sai de sua boca em forma de palavras. Hoje, quando acordei de manhã a voz do bom Deus veio a mim e me disse: “Vai, meu filho, chegou a sua hora de coletar o seu rebanho”. Até este momento, alguns dos presentes o olhavam com cara de repulsa, mas ele continua: Sim, vocês duvidam? Vocês têm coragem de duvidar da voz de Deus? Esta igreja está corrompida, este pastor vos fala mentiras a fim do dízimo. Este pastor é um grande depravado. A voz me diz agora do seu desejo por meninas que ainda nem sabem o que é beijo. O pastor, nesse momento, tenta retrucá-lo, mas ele não deixa. Gelson impõe sua voz e continua: Deus fala em meu ouvido. Fala de um paraíso que tenho que construir na terra. Deus diz que está chegando a hora, e que em breve alguém apertará o botão do novo início. Eu sou quem escolherá para uma sociedade mais livre, com mais amor e que siga o desejo do coração de todos. Eu sou o novo messias. E o bom inquilino de meu rebanho me conhecerá agora me olhando, olhando diretamente em meus olhos. Ele sobe em cima de uma das mesas presentes no local e encara a todos. Um silêncio geral come a sala.
Agora, Gelson, saia da igreja, quem merece sobreviver virá, e, quem não vier, você perdoará, mas antes diga: amanhã, no terreno que está baldio, a três quarteirões daqui, construirei a nossa igreja. A igreja que a voz de Deus me ordenou. Venderei minha casa e tudo que tenho. Então, com minhas mãos e pouco saber, construirei o templo. A voz e ele dizem, quase que simultaneamente.
Gelson desce da mesa e sai. As pessoas ficam paralisadas. Mas um senhor de 65 anos levanta-se e sai, vai atrás dele. Seguidamente, outras sete pessoas o seguem. E assim seguem o dia, invadindo igrejas e templos, profanando seus líderes e buscando novas ovelhas para a nova igreja, dita pela voz a Gelson.
No outro dia, no horário marcado, Gelson, que não dormiu porque a voz o atormentou a noite toda, falando desse novo futuro, estava com todos os equipamentos e material no terreno que ele havia prometido e, sozinho, começou a preparar o cimento. As pessoas foram chegando aos poucos e o ajudando. Em alguns momentos, ele subia em cima de um monte de areia e proclamava juras e profecias ditas pela voz.
Hoje já botei minha casa à venda, amanhã serei recompensando com o nosso templo maior reconstruído, diz-me assim a voz de Deus. E cada vez mais pessoas chegavam. No primeiro dia, o muro redondo foi erguido, no segundo dia, já haviam sido doadas cadeiras para que as pessoas sentassem e, ao fim do dia, ouvissem Gelson falando os seus sermões. No terceiro dia, o teto estava feito. E um terreno, antes vazio, agora tinha a primeira sede da Nova Igreja Para o Novo Mundo de Deus. No quarto dia, já haviam duplicado o número de fiéis. No quinto dia, Gelson conseguiu vender sua casa e doou o dinheiro para os miseráveis da rua.
Vá, deem a eles. A nossa Igreja se erguerá sem esse dinheiro, é o que me diz a voz. As pessoas precisam sentir o nosso amor fraterno e igual. Deus ama a todos da mesma forma. Vão! Deem seus pertences, a hora está chegando e só ficará quem confiar na voz. E assim foi feito, todo o dinheiro da casa de Gelson foi doado aos miseráveis da rua e alguns de seus seguidores o seguiram e também doaram tudo. Para se dedicarem a todo vapor à construção dessa nova fase do mundo.
No sexto dia, apareceram televisões para entrevistá-lo. Uma de suas seguidoras ficou cega sem explicação. E Gelson, na frente das câmeras, grita: a voz disse que a cegou, a mão de Deus a cegou, pois ontem ela duvidou de minha benevolência e da voz eterna em meus ouvidos. Mas irei perdoá-la. Que volte a enxergar. Por um ato de mágica, ela volta a ver as cores da vida. Gelson sobe em cima de um dos carros que ali estão por perto.
É com todo entusiasmo e gratidão que aceito esse carma de ouvir a sua voz, meu bom Deus! E você! Ele fala apontando o dedo para a sua seguidora que ficou cega e voltou a enxergar por causa dele. Você verá agora como as cores da vida são o que há de mais precioso. Se quer essas cores em sua vida, eternamente, não duvides da voz de Deus. Da próxima vez, farei cair uma de suas mãos. Diz a voz. E Gelson repete. Todos se assustam. Mas ele completa: é isso. Deus não perdoa quem duvida dele. Estamos no momento crucial, em poucos dias tudo mudará, e quem me seguir conhecerá as cores do novo mundo prometido pela voz em meus ouvidos.
No sétimo dia, aqueles outros que não o seguiram no momento em que ele esteve na igreja começaram a comparecer em seus sermões. Cada um que chegava, Gelson proclamava: duvidaste da voz de Deus, mas como me foi dito, devo perdoá-lo. Entre e se sente. Há muito que fazer por aqui.
No oitavo dia, aparecem fiscais da prefeitura e alguns policiais com ordem para que aquelas pessoas que estavam no terreno saíssem, pois o terreno pertencia à prefeitura e aquilo era invasão. Os seguidores de Gelson ficaram revoltados e a confusão estava para acontecer, quando Gelson, que já estava há nove dias sem dormir, ouve da voz: mande todos ficarem quietos e vá lá fora, direi a você o que falará para cada um dos que tentarem lhe prender e, no fim, você irá deixar-se levar.
Saiam todos. Fiquem quietos. Temos que respeitar a lei. E, assim como eu digo a vocês o que têm que fazer em suas vidas, eles também me ouvirão. A voz me disse e eu a seguirei.
Gelson vai para fora dos muros redondos da igreja. O primeiro policial que declara ordem de prisão ouve: Felipe. Felipe é seu nome. Sei antes de ver a sua identificação. Sei também que sua esposa está precisando de mais atenção e seu filho está com medo de seu sogro, que o assedia sexualmente. Você e sua mulher sabem disso, mas não fazem nada porque precisam do dinheiro que ele os oferece. Não temas irmão, Deus irá puni-lo em vida, mesmo assim você sobreviverá ao fim, que está próximo, mas Deus punirá o seu sogro. O inferno o espera. O policial chora e se nega a prendê-lo. O outro policial que vai para levá-lo também ouve outras verdades, dessa vez em seu pé de ouvido. Este cai de joelhos chorando. E assim segue. Dos oito policiais que foram com os fiscais, nenhum conseguiu cumprir as ordens. A voz ordena que Gelson suba em cima do carro da polícia e faça mais um sermão antes que ele siga preso.
Meu rebanho, ouça o que eu ordeno, e que a voz me fala: construam uma entrada subterrânea abaixo da igreja com dormitórios e espaço para rezar, e me esperem. Vocês têm 22 dias. Eu retornarei antes disso e ajudarei a terminar essa obra. Lembrem-se: a voz de Deus fala em meus ouvidos, mas os olhos de Deus estão em todos os lugares.
Gelson entrega-se a polícia.
Noutro dia, vídeos com o ocorrido tomam conta da internet, e o vídeo no qual ele fez a menina cega voltar a enxergar também vira mania na internet, pessoas no mundo todo veem os policiais desistindo da prisão de Gelson e o milagre que ele operou. As pessoas veem os policiais chorando e pedindo perdão. Nesse momento, o prefeito, depois de uma longa conversa a sós com Gelson, vai até a sua sala e liga para o governador, o convencendo a vir conhecer o tal profeta. E diz exatamente o que Gelson o ordenou a falar: a Nova Igreja está para ser erguida e, em poucos dias, o novo mundo, o mundo que libertará o homem, chegará. Com um aperto inexplicável no coração, o governador vem até a cidade para conhecer o tal profeta.
O governador também conversa a sós com Gelson e sai comovido da sala, com os olhos cheios de lágrimas, querendo ordenar que o liberem, mas, a pedido do próprio Gelson, o deixa preso. O presidente, que estava fora do país, mas já sabendo do que estava havendo naquela cidade, volta a fim de conhecer esse tal profeta, que em alguns lugares do mundo estava sendo chamado de ‘charlatão’ e em outros de ‘o novo Cristo’.
Senhor presidente, a voz de Deus disse-me que você viria hoje. Exatamente há dez dias do juízo final. O presidente sorri. A voz diz em seu ouvido: Gelson, fale dos seus segredos. Ele não cederá. Afinal, ele é o presidente. Depois fale de seus piores segredos, então assim ele cederá. E assim Gelson o fez. O presidente, descrente daquele que poderia ser um charlatão, ouviu-lhe como manda a obrigação do seu cargo, mas cedeu depois de ver seu próprio espelho dito pela boca de outro. Gelson termina e diz: A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade. O presidente arrepiou-se e Gelson completou: infelizmente o senhor não será salvo, mas poderá salvar a todos com um ato. Está preparado para isso?
No mesmo dia, um pronunciamento é feito, Gelson foi solto e voltou para a sua Igreja. O presidente ordenou que todos construíssem abrigos subterrâneos ou procurassem algum, e mandou mensagens para as nações que eram unidas a nossa. E disse assim, como Gelson determinou: o mundo novo está por vir, da terra nasceremos novamente, façam o que a voz diz.
Na Igreja, Gelson ficou orgulhoso de seus seguidores, tudo organizado e do jeito que ele disse. Agora era só esperar. A voz não parava de falar e Gelson não conseguia dormir. Mas estava feliz com o que foi feito.
No trigésimo primeiro dia, uma bomba explode em um país do oriente. Algumas horas depois, outra bomba explode em um país perto do nosso. E assim, seguidamente, bombas explodem o mundo como a voz e como Gelson previu. Não se sabe se a primeira bomba saiu de nosso país, mas se sabe que a primeira bomba desencadeou uma explosão em massa de bombas atômicas. De 6 bilhões de pessoas, sobraram menos de 100 milhões espalhadas em todo mundo. Na cidade e no país de Gelson, quem o seguiu sobreviveu, e quem fez o que o presidente ordenou sobreviveu, apesar do presidente ter morrido. O seu avião caiu quando seguia para o seu refúgio.
No dia seguinte, quando ainda uma névoa de
poeira circulava pelos campos destruídos
e radioativos, Gelson trancou-se no quarto e dormiu.
Ninguém de seus discípulos bateu à porta. Ninguém também sabia o que ele estava fazendo ali. Talvez rezasse, talvez conversasse com a voz. Comentavam. Mas Gelson, cansado, dormiu. Setenta e duas horas depois, ele acorda e não reconhece o quarto em que está. Acha o cheiro horrível e se lembra de tudo que ocorreu. A voz sumiu? Pergunta-se. A voz sumiu? Meu Deus, a voz sumiu. Gelson chora.
Ele vai até o banheiro, pega a sua gilete de barbear e corta os pulsos, sem manifestar dor, para que ninguém o ouça e descubra que ele está em dúvida se tudo não passou de uma grande breve alucinação ou se foi um dom concebido por uma voz sem identificação.                                 

////////////////

Conto publicado em 2010 no livro 'Imagine alguém te olhando do escuro'

Leia o livro clicando no link abaixo:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, mas deixem seu contato para que eu tenha o direito de resposta.