quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Entrevista com a banda Violante

Essa imagem abaixo é a capa do primeiro EP da banda Violante. Banda que une dois dos maiores compositores que esse Brasil já formou. Digo isso sem ter medo de errar, pois basta você ouvir o som deles que comprovará o que digo. 



Essa música no vídeo abaixo é a minha preferida. 
Eu cantarolo a música de olhos fechados e com emoção :D



Tenho muito orgulho de conhecer essa dupla que forma a Violante: o Veras e o Makeh. Dois grandes artistas e compositores brasileiros. 
Veja abaixo a entrevista que fiz com eles:


Vamos começar falando sobre a Violante. O que é a Violante?

Makeh:
Uma junta musical, um ser numa obra, um novo jeito velho, um trocadilho, de repente. 

Joniel:
É a compilação de algumas de minhas composições com  Makeh, é nosso lado mais cheiroso e gay

Que relevância a Violante traz para a música?

Makeh:
Se há, alguém me diga. no novo ambiente musical o nosso trabalho é simples, harmônico, lábia.   

Joniel:
Eu não sei

Essa Parceria entre você e Makeh tem data para retornar?

Makeh:
Nunca paramos. Temos vontade em demasia, mas sem data que é pra nos esquivarmos da procrastinação.  

Joniel:
A data do sempre

Como um trabalho tão original e com essa qualidade não consegue sair de Teresina? O que falta para a música daqui ter mais visibilidade nacional?

Makeh:
Não sai porque não tivemos interesse nisso até hoje, achamos que a internet é um veículo que nos ajuda a fazer com que nossa vontade de mostrar algo possa ter um efeito mais instantâneo e menos sofrível. Gostamos mesmo disso, o resto é muito custoso. Não tenho receita pra visibilidade nacional, talvez porque eu prefira dez pessoas gostando do trabalho a dez mil sabendo dele. A cena daqui sempre foi uma pândega, apesar de haver pessoas labutando heroicamente tempos pra ela afincar algo que a identifique. Uma época aparentou organização, mas regressou, a meu ver, mas ainda há articuladores pra virar a mesa, pois é uma lástima sempre surgir trabalhos muito bons e tão poucos desses trabalhos conseguirem alguma aclamação popular aqui. É talvez por isso que vez em quando blasfemo em dizer que ainda acredito nas rádios e não é romântico isso: os lavadores de carro, domésticas, operários, as pessoas mais velhas, gente que ainda espera desse veículo e que não imagina o que acontece, de fato, na cidade, poderiam ter uma oportunidade de nos conceituar, mas só as rádios públicas prestam esse serviço. As rádios populares daqui são constrangedoras. A música do Piauí tem que dar certo para os piauienses, se isso acontecer, o depois fica bem mais fácil.

Joniel:
É muito natural que as cidades com menos visibilidade de qualquer país dessa esfera, queiram que seus artistas  frutifiquem, rompam outras órbitas, mas mesmo com a facilidade  de acesso, a quase tudo, que a internet trouxe, não é realmente possível que todos consigam tal visibilidade, o que pra mim não traz desânimo pra composição, pois minhas expectativas não andam muito pra essa direção ainda. O fator definitivo para esse ‘sair de Teresina’ que você menciona, pode estar na organização, na consciência de que pra se viver de música é necessário muito mais o que o talento de ordenar ideias, na disponibilidade de levar o projeto adiante e lutar pela continuidade, almejando um desenvolvimento da qualidade dessa produção nos vários sentidos que esse termo produção pode alcançar.

Quais as influências que a Violante teve no momento de compor as musicas e as melodias dos EPs?

Makeh:
Tudo aquilo que vimos e ouvimos a vida inteira.  

Joniel:
Nós pensamos muito também na maneira que nossos amigos compõem, por vezes nos ouvimos falando <

E suas influencias pessoais, quais são?

Makeh:
Qual quer um que fizer música boa me influencia. Mas na minha formação como compositor a minha trupe daqui foi um "inconservatório" absoluto. Só mágicos, ilusionistas, acrobatas do bom nessa arte de cantarolar coisas eu conheci aqui e me reconheci. Era desafiador. 

Joniel:
As mesmas já citadas, devo ter esquecido alguém, eu esqueço bastante

Que músicas você destaca dos Eps para os leitores do meu blog?

Makeh:
Se os leitores do seu blog se interessarem pelo violante eu não destaco nenhuma, porque a maior parte das pessoas que se manifestam sobre isso apontam uma canção singular e isso é o que afirma a certeza de ter feito um bom trabalho, acredito eu.  

Joniel:
Do EP1  Triz, do Ep2  sobre a chegada do mar


Onde o leitor do blog pode encontrar mais notícias sobre a Violante?

Makeh:
amusicoteca, hominis canidae, jardim da mpb, keep it alive e outros lugares que a internet tenta esconder.

Joniel:
Não damos muitas notícias ainda, mas qualquer coisa deve aparecer por aqui:

Quando sai o trabalho assinado pelo compositor e músico Joniel Veras e o compositor e músico Makeh, o trabalho solo de vocês?

Makeh:
Qual deles? rs. Essas coisas eu nunca sei.

Joniel:
Makeh e eu já temos os esqueletos dos trabalhos solos que vão acabar saindo também com nomes outros de projetos, não temos o tempo de produzi-los ainda. Ah! Mas tem mais Violante em breve.



OBRIGADO!


//////

Ouça um dos trabalhos musicais brasileiros, se não o melhor trabalho brasileiro atualmente, no que diz respeito a composição das letras (é a minha opinião), ouça o som deles no link abaixo e deixe aqui a sua opinião:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, mas deixem seu contato para que eu tenha o direito de resposta.