quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Entrevista com Júnior Gurgel da banda Zebrabeat de Belém do Pará



Quando vi esse vídeo fiquei pirado com o som 'espacial da amazônia'. 

Esse vídeo do youtube: (AUMENTA O SOM E LEVANTA PARA DANÇAR)



Confira a entrevista abaixo -----


Zebrabeat, vamos começar falando da banda...
Me conte um pouco da história da banda, como e quando ela surgiu? E o que foi produzido até hoje nesse período de história de vocês? E como ela está inserida no cenário musical atual?  

A Zebrabeat Afro-Amazônia Orquestra surgiu no final do ano passado, e veio tomando forma mesmo esse ano. 
Por já ter acompanhando vários artistas paraenses e de outros lugares do Brasil, isso tudo somou na minha forma de compor. Sempre quis montar o meu projeto pensando no swingue, nas guitarras swingadas, no baixo groovado, na bateria criando beats. Daí então veio a ideia de ter o Afrobeat como base ritmica das composiçoes do Zebrabeat. E claro, misturando com os ritmos da Amazônia e Caribe.
Hoje temos algumas músicas gravadas em home studio, e áudios de shows. Fizemos uma participação na Mostra Terruá Pará de música, rendendo bastante coisas boas, inclusive tem um vídeo desse show disponível no youtube. 
Os músicos que fazem parte desse projeto são bastante experientes e já vem desenvolvendo os seus trabalhos paralelos a muito tempo, mas o Zebrabeat é um projeto novo, então estamos bem no início de tudo mesmo. Alguns convites para participar de festivais, convites de shows e uma agenda a cumprir logo após o lançamento do disco, e é dessa forma que estamos inseridos no cenário atual.

E esse nome “Zebrabeat Afro-Amazônia Orquestra”, significa o que? De onde veio?

O nome não tem muita pretenção. Unimos a zebra (animal) ao beat (batida), achei legal essa mistura e soa bem. O Afro-Amazônia Orquestra é simplismente a mistura desses beats africanos com os ritmos amazônicos, tocados por uma big band.

Que relevância a banda Zebrabeat traz para o cenário musical atual?

Acho que trazemos pro cenário musical atual uma maneira divertida de fazer música. Nossas músicas são instrumentais, porém dançantes, por terem sempre o groove como principal, e além disso, essa mistura que fazemos, agrega muita coisa, desde a interação com outros artistas, como a participação de grupos de percussão nos nossos shows.

As músicas que ouvi de vocês no soundcloud me impactaram pela força do groove, dos tambores africanos, do jazz e do carimbó. Que mais influencias vocês procuram incrementar no som da banda?

Temos a principal influencia da nossa região, do lugar que vivemos e da nossa cultura. Além disso temos influência da guitarrada, black music e ritmos do Caribe. 

Como é o processo de criação musical de vocês? 

Eu criei a concepção sonora da Zebrabeat, e a partir disso componho os temas da banda, e o meu arranjador, o Stefano Manfrin, faz os arranjos de metais.

E porque não ter letras? A ideia é continuar só instrumental?

Não ter letra não é uma regra. Primeiramente me veio a idéia do instrumental. Beats grovados com arranjos de metais bem fortes. No show eu canto uma música chamada "Loirinha Americana", de um grande mestre chamado Mestre Laurentino. Essa música nós fazemos mais com a nossa pegada, a pegada do Junglebeat (sons da amazônia com beats africanos). No segundo cd ja penso em vozes...

E quando sai o álbum de vocês?

Entramos em estudio daqui a alguns dias, acredito que até o final de setembro o cd já esteja em mãos, e após isso estaremos divulgando o mesmo. 

Que música(s) você indica do Zebrabeat para os leitores do blog? 

No nosso soundcloud existe 3 musicas disponiveis para ouvir e download. Tem versões de estudio e ao vivo. Então indico essas 3, Lobitos Show, Policial Africano e Mosqueiro.

Onde os leitores do blog podem encontrar as músicas e mais notícias da banda Zebrabeat?

Temos o soundcloud e a página no facebook



Obrigado...
 https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

 //////////////

NESSE LINK ABAIXO, VOCÊ ENCONTRA OUTRO VÍDEO DA BANDA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem, mas deixem seu contato para que eu tenha o direito de resposta.